domingo, 7 de março de 2010

Seção "Entrevistas"

Hei amig@s, seção entrevistas em cena, trazendo uma convidada. Pedindo liçensa para usar do clichê habitual do mês de março, entrevistamos uma das mulheres mais interesssantes dessa nova geração da cultura Hip Hop e Militância. Rafaela Oliveira, uma mulher no qual devemos ficar atentos, pois ela fazendo um barulho, administrando a voz, A Voz da Rua.

Quem é Rafaela Oliveira:

Nascida no dia internacional da mulher (08 de março de 1988). Escreve colunas com vertente sócio-política baseada na cultura Hip-Hop desde 2002.
Em 2007 juntamente com sua equipe Hip-Hop de Fato realizou seu primeiro grande projeto: o lançamento do DVD “Hip-Hop de Fato Apresenta: Oficina da Rima” DVD este que contem show do grupo Oficina da Rima, entrevista e fotos, a edição do DVD ficou por conta do Jay P da “67 Canarinho”.
Atualmente,além de repórter do site www.vozdarua.com.br e assessora de Imprensa de alguns Mcs da cena do Rap Nacional, Rafaela assina a produção do Documentário “VÁRZEA, A BOLA ROLADA NAS BEIRADAS DO CORAÇÃO” um filme do Poeta Akins Kinte lançando em 08/02/2010.







1 – O que representa o dia internacional das mulheres?
Costumo “brincar” serio (risos) dizendo que 08 de março é a data mais importante do ano, A própria origem do dia internacional da mulher: uma greve de tecelãs lutando por direitos trabalhistas, a fabrica foi trancada e incendiada. Porem o ideal daquela luta permanece vivo até hoje.
Esse dia representa tudo que conquistamos e tudo que ainda falta, é um dia pra refletir, entretanto todos os outros 364 restantes são de luta e aprendizado constante, pode apostar!
2 – Como é sua atuação no dia no dia, o que você faz?
Como muitos que lutam para manter-se do seu sonho, sou mais uma entre esses milhões, durante a semana trabalho em uma central de atendimento, nas horas restantes e finais de semana me desdobro entre a administração do portal www.vozdarua.com.br , produção do filme Várzea, a Bola rolada na beira do Coração! de Akins Kinte lançando em fevereiro/2010 e assessoria de imprensa de alguns Mcs de São Paulo.
Ahh e nas horas vagas eu durmo (risos)
3 – Considera-se reconhecida pelo que faz?
O que faço é gratificante por que sou reconhecida pelo meu publico alvo,pessoas que estão começando a carreira e veem varias portas se fechando,não sou nenhuma messias (risos) faço o que amo, o que julgo correto de acordo com os meus valores.
Ainda tenho muitas coisas pra aprender, acredito que se as “grandes” portas fossem abertas para NÓS teriamos um leque enorme de oportunidades as quais somos totalmente competentes e estamos dispostos a aproveitar, mas é evidente até o momento as pessoas que podem abrir tais portas estão muito ocupados com o próprio umbigo e os que conquistaram algum espaço esqueceram-se de sua origem e amedrontados não largam o osso (risos)
Por isso sou adepta da teoria: ou chutamos as portas ou construímos janelas!
5 – Espaços precisam se conquistados? Por quê?
Porque assim como a economia e o conhecimento são manipulados por uma minoria, os espaços também estão centralizados nas mãos de poucas pessoas, que por egoismo, medo de perder, ou ate falta de conhecimento não abrem as portas.
Na minha visão o espaço pro Hip-Hop e arte de periferia em geral existe, ele só precisa ser potencializado e mantido por NÓS, temos que estar desde a administração do evento até o palco, desde o câmera até o editor-chefe, entende?


6 – Em uma série de Tv, Lutas.Doc, Marina Silva destaca que as mulheres tiveram que aprender com os homens, mas se o homem não aprender com as mulheres, iriam ficar para trás. Concorda? O que os homens devem aprender com as mulheres?
Sim concordo, deve ser um aprendizado de ambas as partes, aprender o que é ser parceiro    (seja esposo,amigo ou sócio) estar do lado e assumir os erros e os acertos, os homens devem aprender conosco o dom de ouvir, de observar e de agir com o coração sem tirar os pés do chão.
7 – Sempre existe um entrave com relação à valorização da mulher? O que é para ser valorizado de fato em uma mulher?
Entrave é ótimo (muitos risos). Não é tão complicado quanto parece, somo sim diferentes  e isso que é o mais interessante, porem lutamos por direitos e deveres iguais, a valorização que tanto sonhamos (e por muitos é visto como capricho, e é ai que se esconde o monstro do machismo) trata-se de ser reconhecida e recompensada por nosso trabalho e esforço, cuidar da casa NÃO é mais do que “nossa obrigação” nem é só nossa obrigação, uma MC ou uma  jornalista como eu não deve ser vangloriada pelo fato de ser uma Mulher executando tal função , e sim por ser uma pessoa, executando muito bem esta função, entende?
8 – O feminismo ainda cabe?
Muitos têm uma idéia destorcida do feminismo, como um movimento radical, que prega a auto-afirmação feminina com as mesmas ferramentas preconceituosas do machismo,desvalorizando o homem.Não me julgo uma feminista,nem poderia,me falta muita vivencia e conhecimento,  porem ao meu ver não é nada disso,feminismo é pura e simplesmente um movimento de mulheres que sabem seu valor, que não tem medo de bater de frente,que enxergam o machismo velado que existe em nossa sociedade onde em muitas atitudes e entrelinhas de discursos prontos se esconde o preconceito cruel que visa nos diminuir quando sabemos que somos uma das bases mais sólidas e importantes para reestruturação da sociedade como a conhecemos.
9 – Revolta ou conformação?
Revoltaaa claroo!!! a reação é o que me impulsiona a buscar dias melhores pra NÓS.
10 – Recado para os leitores do blog.
Primeiramente agradeço de coração o Fabio e a família Bandeira Negra pelo espaço, nada mais sou do que o reflexo das coisas boas que aprendo com pessoas como vocês.
Quero dizer aos leitores que não desistam, continuem seus corres, somos muitos, só precisamos ser mais unidos.
As mulheres: Sejam fortes, nascemos assim, não faça nada que não queira fazer muitas se foram para que você pudesse dizer NÃO EU NÃO QUERO/ NÃO EU NÃO VOU ou SIM EU POSSO/ SIM EU CONSIGO. Tome as rédeas do seu destino, e torno-o nosso,destinadas a vencer GUERREIRRAS COMO DANDARA DELICADAS COMO BETY X
A todos que sonham o meu sonho, sejam bem vindos e participem www.vozdarua.com.br e www.varzeaojogodavida.com.br
Contato: Rafaela@vozdarua.com.br





4 comentários:

Fabíola Ribeiro disse...

uma menina linda por dentro e por fora. cheia de sonhos e ideias por um mundo melhor. meu respeito carinho e admiração por você crescem a cada dia e é um prazer te acompanhar nessa caminhada. Parabéns ao site pele entrevista>

Déo Cardoso disse...

AMEI a entrevista. A Rafinha é uma guerreira nata! Aprendo muito com essa menina, sem contar as dicas de livro que ela me passa...sensacionais! Quando eu me sinto ilhado no mundo, basta eu lembrar da Rafa que o sorriso vem à mente e de lembrar que, como ela mesma disse na entrevista, "somos muitos, só precisamos ser mais unidos"! Ótima entrevista, Fabio!

Unknown disse...

é a rafa né!!!

Unknown disse...

É a negra Dandara dos novos tempo mulher com M maiusculo, me orgulho todos os dias por ser mulher e não ser só mais uma viver essa vida muitas vezes injusta e me deparar com mulheres como você isso é o que motiva a viver, lutar e não desistir jamais