quarta-feira, 13 de julho de 2011

A Casa Grande e a Senzala na terra dos Royalties

A Casa Grande e a Senzala ainda são realidades do cotidiano de algumas cidades da Região dos Lagos. É comum capitães do mato colocarem negros, no processo eleitoral, a "venda" para "senhores de engenho" quando visitam o "mercado de escravos" a procura do "exemplar mais sadio" para fazer a "oferta".

Um feito ainda mais trágico é ver que alguns negros, nascidos livres, se oferecem como "escravos" para os senhores barões prefeitáveis. Como se resolvessem fazer o processo inverso da liberdade em troca de portarias.

ENTENDENDO A DESCONSTRUÇÃO DA LUTA PELA IGUALDADE RACIAL

Negros colocados a venda - são os que hoje se oferecem como força eleitoral, mesmo que em detrimento do combate ao racismo.

Capitães do mato - são os que dizem encabeçar a luta pela igualdade racial, mas que na verdade só querem promoção pessoal e agradar aos seus senhores se mostrando fortes apoiadores do pleito de 2012.

Senhores de engenho - são os pré-candidatos que, detentores de forte esquema financeiro, circundam esses "mercados" a procura do melhor exemplar de negro capaz de alavancar sua votação no pleito de 2012.
Mercado de escravos - é um espaço de auto promoção para o pleito. Momentos em que a suposta "militância" se legitima como forte agente para o processo eleitoral. Nessas áreas, eles se banham com óleo para que suas curvas e músculos fiquem a mostra, como forma de provarem que estão "sadios".

Exemplar mais sadio
- seria um estágio em que o negro "militante" se mostra capaz de resultar em boa votação no processo eleitoral. Para isso, ele precisa estar rodeado de condições favoráveis e que lhes confiram bom estado de saúde no voto.

Oferta
- é dada pelo senhor de engenho a medida em que, no processo de compra dentro desses mercados de negros, ele se sinta convencido de que essa suposta "militância" não somente esteja no preço adequado, mas fiel à sua candidatura até o momento final das eleições.

Enquanto este cenário de completa submissão aos senhores barões do petróleo continuar a influenciar a luta pela igualdade racial, a população negra - que é maioria nas áreas de maior vulnerabilidade social - continuará a ser oprimida, ludibriada e, após o processo eleitoral, abandonada.

Antes que pense se tratar de um texto surreal, responda porquê os negros são maioria entre os que ganham piores salários, os que vivem em piores condições de saneamento básico, os que ocupam os cargos de menos capacitação profissional e os que menos têm assesso à saúde de qualidade. Coincidência da história ou há uma guerra de classes que tem colocado, com apoio dos capitães do mato, o negro às margens do processo de desenvolvimento econômico social?


*Texto escrito por Clovis Bate Bola. Retirado do Bloco do Clovis

Nenhum comentário: