domingo, 25 de dezembro de 2011

A mágica dos 2milhões de turistas no Verão de Cabo Frio (parte 1)















* Retirado do Bloco do Clovis

Todo ano "pipocam" na imprensa e na boca de cabos eleitorais números astronômicos de visitação de turistas para as festas de Natal, Ano Novo e Carnaval em Cabo Frio.

Números nada científicos (muito menos humildes) marcam o período de festas na cidade que vive praticamente da prefeitura e do verão.

Há mais de 10anos se repete uma prática política que virou tradição em afirmar a visitação de 2milhões de pessoas. 1 milhão de turistas no Natal/Ano Novo e o outro milhão no Carnaval.

O objetivo dessa postagem é tentar entender como uma pequenina cidade como Cabo Frio seria capaz de comportar tanta gente tendo poucas vias de acesso e estradas estreitas.

A mágica dos números arredondados

Números arredondados são sempre fáceis de pronunciar e de se apresentar para o eleitorado, principalmente em uma imprensa domesticada. Esse ano, já tem gente falando que a cidade terá entre 820mil/900mil pessoas visitando até o Ano Novo.

Como era de se esperar, já começaram a jogar os números na imprensa como se jogassem milho para pombos na Praça Porto Rocha. Após a Rodoviária Novo Rio levantar estimativa de circulação de pessoas em aproximadamente 820mil (PARA TODO ESTADO), não demorou até que blogueiros se apropriassem desses números para manter a tradição da visitação mágica .

São Gonçalo dentro da pequena Cabo Frio

Vamos pensar um pouco sobre as leis da física e as leis da política de turismo iniciada por Alair Correa no derradeiro da década de 90 (perpetuada por seu sucessor Marcos Mendes).

Para efeito comparativo, vamos analisar por alto as cidades de Cabo Frio e São Gonçalo.

Cabo Frio é uma cidade com cerca de 171.551 habitantes (IBGE 2010). Um público que, em sua maioria, faz uso de um transporte público irregular que nunca dá conta da demanda de pessoas na virada de ano (aliás, não dá conta em qualquer data). Se locomovem de carro, bicicleta e ônibus. Dstes 171.551, a mairoia vive em redor do centro.

Vamos ver o exemplo de São Gonçalo na Região Metropolitana do Estado, de aproximadamente 945.752 pessoas(IBGE 2010), a segunda maior cidade do Estado do Rio de Janeiro em habitantes. A cidade dormitório de Niterói é habitada por uma imensidão de pessoas que trabalham em Niterói ou na Capital. Tem um dos trânsitos mais caóticos do Estado, principalmente no trajeto para a capital. Mais da metade desse número de habitantes se locomovem de ônibus, de van e de trem (raramente).

Agora, imagine que, de uma hora para outra, a população de São Gonçalo (945.752) adentrasse as pontes Feliciano Sodré e Vitorino Carriço (atual ponte Márcio Correa). Monstruoso de se pensar, não é?

190 mil carros no trânsito de Cabo Frio durante o Verão

Antes que algum engraçadinho venha usar as estimativas da Via lagos para afirmar esta visitação a partir do número de veículos que adentram a Região dos Lagos pelo pedágio, vale lembrar que esse número se refere a pessoas que irão passar o Natal e fim de ano em toda a Região dos Lagos e parte do Norte Fluminense. Mas, tudo bem, vamos simular o que aconteceria se esses milhares de veículos viessem só para Cabo Frio.

É como se houvesse uma inundação de carros se locomovendo em 24horas entre as pistas estreitas do centro, engarrafando a ruas curtinhas. Imagine que uma frota de mais de 190mil carros (que é a estimativa média de carros que passam pela Concessionária Via Lagos em dias de feriados e que corresponde a média de 5 pessoas por veículo) seria capaz de ocupar as pequenas ruas da cidade de Cabo Frio.

Agora, vamos ter uma noção ampliada do que representam 190mil carros circulando em uma estrada e como essa lógica é ilusória de se aplicar na cidade de Cabo Frio.

Se enfileirarmos estes 190mil veículos daria para ocupar uma pista de 76km. Isso não levando em conta os ônibus e os caminhões na pista.

Seria o mesmo que enfileirar carros da ponte Feliciano Sodré até a Praia de Cavaleiros em Macaé. Já pensou enfileirar 190mil carros na minúscula cidade de Cabo Frio?

Sei que é difícil de acreditar como conseguiram convencer a imprensa e empresários de que centenas de milhares de carros se esconderiam em algum lugar na cidade a cada verão. Mas é essa a mágica ilusória maravilhosa que os prefeitos apresentaram desde 97.

Sim, ou você acha que no plano de governar Cabo Frio por 30anos sem oposição Marquinho fosse abrir mão da fórmula criada pelo seu professor Alair Correa?

Nenhum comentário: