domingo, 11 de dezembro de 2011

Qual foi a empresa que mais desrespeitou os direitos humanos ou o meio ambiente no Brasil em 2011?

por: Leonardo Sakamoto
Foram centenas de comentários e mensagens com sugestões e defesas enviadas a este blog, mas também via Twitter, Facebook ou e-mail. Às quatro mais citadas pelo público foi incluída uma quinta, escolhida através de propostas de colegas, grandes jornalistas de política e economia da imprensa. Abaixo, a razão das finalistas terem sido escolhidas. Abstive-me de opinar, acreditem ou não. A minha lista seria outra...
A idéia é lembrar a todos que os impactos socioambientais oriundos da ação direta de empresas ou como efeitos colaterais do desenvolvimento econômico podem afetar muito mais do que pessoas e ecossistemas. Atingem, por exemplo, a imagem pública dos próprios envolvidos. E que, com um empurrãozinho da sociedade, corporações podem deixar de lado determinadas práticas. Ora, se na internet já estão pipocando pesquisas como qual o melhor beijo no cinema, o melhor barraco na TV, o pior carro lançado, a personalidade do ano, por que não elegermos a empresa que causou um grande dano à sociedade?
A enquete está aberta e vai ficar aqui, à direita, até 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, quando conheceremos a vencedora.
Vote. E seja feliz.
Finalistas:
Banco Panamericano
Balanços maquiados esconderam rombo de R$ 4,3 bilhões no banco de Sílvio Santos, que até então pagava bônus generosos aos seus executivos. Um pouco antes do escândalo vir à tona, o proprietário ainda conseguiu vender 36% desse pepino (R$ 739 milhões) para a Caixa Econômica Federal. Ou seja, dinheiro que poderia estar sendo usado em educação, saúde, programas sociais...
Chevron
Perfuração em um dos poços da empresa na Bacia de Campos causou um vazamento que demorou para ser devidamente notificado. Diante da repercussão negativa, um dos seus dirigentes afirmou: "Nunca vi um vazamento tão pequeno gerar tamanha reação. Essa reação exagerada está nos intrigando". Segundo o governo federal, a empresa corre o risco de ser expulsa do país.
Energia Sustentável do Brasil*
A destruição de parte do canteiro de obras da Hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, causada por protestos de trabalhadores foi regada a denúncias de falta de tratamento decente aos doentes, não pagamento de horas extras e descumprimento das promessas dos recrutadores que arregimentaram a mão-de-obra. Além disso, há dois anos 38 pessoas foram resgatadas da escravidão enquanto trabalhavam para a uma construtora que prestava serviço ao consórcio responsável pela construção da usina.
(*) Camargo Corrêa, Suez, Eletrosul e Chesf.
Norte Energia SA*
Consórcio construtor da hidrelétrica de Belo Monte é acusado de assediar e ameaçar pequenos agricultores e ribeirinhos, efetuando despejos compulsórios. Duas greves estouraram em menos de 20 dias por péssimas condições de trabalho. O município de Altamira já sente os efeitos da obra – centenas de moradores pobres foram expulsos de seus barracos pela especulação imobiliária – uma vez que as melhorias urbanas e centros de saúde prometidos pelo consórcio não foram cumpridas.
(*) Formado por Eletrobras, Chesf, Eletronorte, Vale, Bolzano Participações, Caixa Cevix, Funcef e Petros.
Zara
Três oficinas que produziam roupas para a empresa foram flagradas com imigrantes ilegais em situação de trabalho escravo. A Zara pediu desculpas, assumiu parte da responsabilidade, mas sustenta que os casos foram isolados. Vem anunciando ações junto a seus fornecedores, mas ainda não concordou com uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta apresentada pelo Ministério Público do Trabalho.
Então, vamos lá:
Qual foi a empresa que mais desrespeitou os direitos humanos ou o meio ambiente no Brasil em 2011?
Norte Energia S/A (Usina de Belo Monte) (31%, 528 Votes)
Zara (29%, 493 Votes)
Chevron (24%, 411 Votes)
Energia Sustentável do Brasil (Usina de Jirau) (10%, 181 Votes)
Banco Panamericano (6%, 113 Votes)
Total Voters: 1.725

Nenhum comentário: